Por Lais Sebben Xavier
(*) Estudante de Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Carinhosamente chamada de “Chico Beltrão” ou de “Beltrão”, a cidade de Francisco Beltrão, localizada no sudoeste do Paraná, recebeu habitantes, em sua maioria, gaúchos e catarinenses, destes, muitos são descendentes de imigrantes alemães e italianos, cuja cultura reflete até hoje na cidade.
Francisco Beltrão se destaca por ofertar vários cursos universitários, com cinco instituições universitárias, dentre elas a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Paranaense (UNIPAR), União de Ensino do Sudoeste do Paraná (UNISEP) e, por fim, o Centro Sul-Americano de Ensino Superior (CESUL). Os cursos ofertados são de Engenharia, Administração, Direito, Odontologia, Sistemas para Informação, etc.
O nome da cidade é uma homenagem ao paranaense Francisco Gutierrez Beltrão (nascido em Paranaguá), secretário de estado e um dos grandes colonizadores do Paraná.
Alguns dos pontos turísticos da região são: o Cristo Redentor, onde é possível obter uma ampla e bela visão da cidade; a Igreja da Pedra; o Parque da Alvorada; o Parque de Exposições Jayme Canet Júnior, situado no bairro Miniguaçu, onde são realizados eventos ligados à agroindústria e ao comércio; o Parque Irmão Cirilo, local próprio para a prática do ecoturismo, situado dentro do Horto Florestal; a Pedreira Municipal Mãe Natureza, com uma área de aproximadamente 22.000 m², preparada para ser um Centro Regional de Estudos Ambientais; a Praça Eduardo Virmond Suplicy, localizada no centro de Francisco Beltrão; entre outros pontos.
Além do forte concentração de cursos universitários, Francisco Beltrão é uma cidade que atrai visitantes por ser calma e aconchegante, um lugar indicado para quem deseja passar um final de semana relaxante com a família ou amigos. Por Laís Sebben Xavier
*Estudante de Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná –
UTFPR.