top of page
Foto do escritorjornalrotasul

Vale-Transporte Esportivo vai ajudar 1.133 atletas a chegarem ao local de treino

Prefeito Rafael Greca e Primeira Dama Margarita Sansone presentes no evento de lançamento do Programa Vale Transporte Esportivo 2022 promovido pela Smelj para incentivar os atletas curitibanos - Curitiba, 22/03/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Atletas de dez instituições de Curitiba serão beneficiados neste ano pelo Programa Vale-Transporte Esportivo. Coordenado pelo Departamento de Incentivo ao Esporte e Promoção Social, da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), o programa repassa vales-transporte para os atletas irem treinar.

Em 2022, serão atendidos 1.133 atletas por mês, um número recorde. Em 2019, último ano antes da pandemia, foram atendidos 181 atletas a cada mês.

O lançamento oficial do programa foi feito nesta terça-feira (22/3) pelo prefeito Rafael Greca, acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone, do secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr, e do diretor do Departamento de Incentivo ao Esporte e Promoção Social, Guilherme Schlichta. O evento foi no Salão Brasil da Prefeitura e reuniu parte dos atletas que serão beneficiados.

Estão previstos 10.157 vales-transporte por mês para os atletas, número recorde desde o início do programa, em 2016. Os recursos são próprios da Smelj, de convênio com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba) e de emendas parlamentares.

“São nesses dias que vale a pena ser prefeito. É com imensa alegria que eu recebo essa feliz ideia, do Vale-Transporte Esportivo. Nessa sala cheia de meninas e piás vemos o rosto da esperança, da mocidade de Curitiba que olha para o futuro”, disse Greca.

O prefeito também destacou o esporte como gerador de futuro. “Esses recursos vão viabilizar o deslocamento de vocês de casa para a escola e para os locais de treinamento.”

Incentivo para continuar

Gabriel Mali Santana, de 17 anos, atleta da Associação de Voleibol do Paraná (AVP), vai receber pela primeira vez o vale-transporte esportivo.

“Vai fazer diferença. A gente se desloca bastante para treinar e o vale-transporte é uma boa ajuda financeira”, afirmou Gabriel

A atleta de marcha atlética Maria Luiza Rabelo Jaime, 15 anos, afirmou que o programa será muito importante. “Eu vejo como um incentivo da Prefeitura para eu seguir meus sonhos e continuar a treinar”, afirmou a adolescente, que este ano integrou a Seleção Brasileira de Atletismo no Sul-Americano no Peru.

O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude explicou que o Programa Vale-Transporte Esportivo é uma parceria do poder Executivo com o Legislativo, a Câmara de Vereadores. “Neste ano, o programa aumentou em 400% o potencial de atendimento. O esporte necessita de recursos e a Prefeitura está apoiando os atletas da cidade”, afirmou Pijak.

As instituições esportivas chanceladas para 2022 são: Associação Esportiva do Colégio Estadual do Paraná, Associação Curitiba de Vôlei de Praia, Curitiba Rugby Clube, Instituto de Ginástica Artística Paranaense, Amigos do Futsal, Associação de Ginástica, Associação de Vôlei PR, APM Colégio Militar de Curitiba, Seleção Desempenho e Apan – WS.

Como funciona

O Programa Vale-Transporte Esportivo (VTE) é um benefício que auxilia no deslocamento do atleta para os locais de treino na cidade de Curitiba. Para fazer parte do programa, os atletas devem estar vinculados a uma entidade que possua projeto chancelado pela Comissão de Incentivo ao Esporte e atender os seguintes critérios: ter idade entre 14 a 18 anos completos, ser estudante de escola pública municipal, estadual ou federal em Curitiba e disputar modalidade olímpica, paralímpica ou dos Jogos da Juventude do Paraná.

O benefício é repassado em forma de créditos no cartão pessoal do atleta (cartão de usuário da Urbs), iniciando no mês de março e se estendendo até o mês de novembro, totalizando nove repasses.

Presenças

Participaram do evento o vice-prefeito Eduardo Pimentel, o presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fabiano Vilaruel, o presidente do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Tiago Waterkemper, o secretário do Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho, o vereador Marcelo Fachinello, diretores, chefes de núcleo, professores e servidores da Smelj.


Comments


bottom of page