Profissionais da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná estiveram em Mandirituba realizando treinamento sobre o novo Sistema Licitaobra.
As licitações são a forma como a Administração Pública pode comprar e vender. Já o contrato é o ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que há um acordo para a formação de vínculo e a estipula obrigações recíprocas.
Pensando nesse importante instrumento, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano criou o Sistema "Licitaobra", sendo este um banco de dados de orçamentos, e registros de licitações, onde cada município do Paraná, pode realizar seus orçamentos, medições, atualizações de orçamentos antigos com referenciais mais atuais.
Nessa base de dados, a SEDU terá acesso a orçamentos de forma integrada, assim como todos os municípios que também começarem a utilizar o sistema, que iniciou sua fase de testes em 2022, alguns apontamentos ainda estão sendo adequados com base na experiência dos administrativos municipais, mas os municípios já devem aderir ao sistema e ajudar em sua implementação.
O programador de sistemas, Eduardo Reolon, da SEDU, veio até Mandirituba para realizar o treinamento inicial sobre o sistema, que será implantado gratuitamente, ele destacou que a implantação ainda não é obrigatória, mas a tendência é de todos migrarem para esse sistema, para futura aprovação de projetos na SEDU.
Comments