top of page
Foto do escritorjornalrotasul

Sementes Crioulas será tema da Feira da Lua desta semana

Plantar, colher, guardar e compartilhar. Essa é a rotina dos guardiões de sementes – agricultores e agricultoras que formam um grupo de proteção com a missão de conservar as variedades crioulas. Transmitidas através das gerações, as sementes crioulas são aquelas tradicionais, adaptadas às condições locais e da agricultura familiar, sem restrição para multiplicação.

O grupo de guardiões e guardiãs de Sementes Crioulas de Piên começou a se reunir há 2 anos, mas há muito mais tempo as pessoas cultivam suas Sementes Crioulas nas comunidades rurais do município. Essas sementes vêm sendo passadas de geração em geração, e os guardiões e guardiãs de sementes tem o objetivo de fortalecer essa rede no nosso município. “A gente cuida das sementes, e elas cuidam da gente, nos presenteando com comida boa e de qualidade”, disse uma das guardiãs.

Para difundir esta cultura e apresentar estas variedades para a comunidade o grupo irá realizar nesta sexta-feira, dia 01, a 1ª Festa das Sementes Crioulas de Piên. Será um evento que acontecerá com uma programação durante todo o dia, e acabará a noite durante a Feira da Lua.

Na parte da manhã, a Festa se dedicará às crianças, com a participação dos guardiões e guardiãs de sementes da Escola do Campo Santa Isabel, da Campina dos Crespins e guardiões e guardiãs da ABAI - Fundação Vida para Todos, de Mandirituba. Haverá atividades de educação para fortalecer os laços das crianças com a terra e as Sementes.

À tarde, todos e todas poderão participar das oficinas, roda de conversa, apresentações regionais e da bênção das Sementes Crioulas que serão distribuídas aos interessados. Haverá também uma oficina de como produzir e armazenar sementes, com teste de transgenia, ministrada pelos guardiões da AS-PTA, de Palmeira.

Toda a comunidade é convidada a participar, seja adquirindo conhecimento ou compartilhando sementes crioulas que tenham em casa. “Também vamos fazer um café compartilhado onde cada pessoa pode trazer um prato de comida e juntar-se à mesa”, falou uma organizadora. Importante destacar que mesmo quem não consiga levar sementes ou algum alimento é convidado a participar da mesma forma.

A partir das 17 horas a tradicional Feira da Lua inicia com a participação dos feirantes que trazem para a praça produtos coloniais feitos aqui em Piên. A feira segue até às 21 horas e terá animação dos grupos de gaiteiros de Piên e Região.


Comments


bottom of page