top of page
Foto do escritorjornalrotasul

Sala do Empreendedor apresenta resultados positivos

Desde junho do ano passado, quando iniciou as atividades, a Sala do Empreendedor vem atendendo e auxiliando os munícipes que desejam formalizar um negócio ou ainda receber consultoria para quem já possui empresa. Somente nestes primeiros meses de atendimentos já passaram pelo local mais de 1.261 empreendedores.

A Sala do Empreendedor fica anexo à Agência do Trabalhador, no centro da cidade, e possui uma equipe preparada para dar auxílio aos futuros empresários. Neste espaço o empreendedor tem acesso facilitado à informação, orientação, qualificação, regularização de suas atividades além de outros serviços.

Conforme a responsável pela Agência do Trabalhador, Ana Cássia Lima, o trabalho realizado com empresários é de suma importância para o desenvolvimento da economia do município. “Nós ajudamos as pessoas a deixarem o mercado informal e passar a regularizar suas atividades, desburocratizando e simplificando o processo de constituição, alteração e licenciamento da empresa”, contou ela. Além disso a Sala do Empreendedor tem auxiliado os feirantes que atuam na Feira da Lua a abrirem suas empresas e entrar para o mercado formal.

Atualmente a maioria dos atendimentos é para organização de faturamento e das contas dos micro-empreendedores individuais, deixando-as em dia e não se tornando inadimplentes. Antes do posto, 71% dos MEis estavam inadimplentes e agora esse número caiu para 35%, o que demonstra a grande procura. Outra demanda bastante grande é o auxílio à regularização e parcelamento de débitos junto à Receita Federal, emissão de Nota Fiscal e DAS (Documento de Arrecadação Simplificada).

Na área financeira a Sala do Empreendedor também oferece oportunidades para as empresas locais, com as linhas de crédito da Fomento Paraná, uma instituição financeira do Governo do Estado. Com esta linha de crédito empresas com menos de um ano de atividade tem um valor pré-aprovado de até R$ 5 mil, com três meses de carência e pagamento em 36 meses. Nesta modalidade os juros variam de 0,45 à 1,69% ao mês. Já as MEIs com mais de um ano de atividade podem adquirir empréstimos de até R$ 360mil, desde que não estejam inadimplentes.

Ainda buscando auxiliar os empreendedores no próximo mês será montado um escritório de compras para auxiliar e capacitar os empreendedores locais que desejam vender para órgãos públicos através de licitação. “Muita gente tem dúvida de como vender para órgãos públicos e vamos fazer esta ponte auxiliando e capacitando nosso empresariado local”, frisou Ana Lima.



Comments


bottom of page