top of page
Foto do escritorjornalrotasul

Procura-se Uma Estrela': a arte como ferramenta de saúde e cidadania

Mandirituba receberá a temporada presencial de “Procura –se Uma Estrela”, peça teatral criada no intuito de esclarecer e mobilizar as pessoas a serem doadores de medula óssea. Na história, dois artistas que visitam pacientes em hospitais transformam uma praça em palco na busca por doadores de medula óssea. O tema sério ganha leveza com as peripécias da dupla, que usa bonecos, música ao vivo e jogos lúdicos para comover e convencer.

As apresentações são abertas ao público e direcionadas para escolas e instituições de ensino. Tudo, sempre, gratuito. Serão 36 apresentações em 13 cidades e Mandirituba será uma das contempladas, com a presença de uma equipe do Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) que fará o cadastro de doadores e dará orientações sobre o assunto.

Criado em 2005 à convite do LIGH - Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no intuito de estimular o cadastro de doadores de medula óssea, o espetáculo já fez mais de 300 apresentações Brasil afora. Ao inovar na forma de mobilizar, a peça vem contribuindo para o aumento dos cadastros. Antes, a forma mais comum de buscar doadores era com panfletos informativos.

A equipe do espetáculo, aliás, reúne atores, músicos e diretores de importantes companhias, num feliz encontro entre o teatro de pesquisa da Processo Multiartes e a linguagem do teatro popular da Cia Filhos da Lua e a Cia dos Palhaços. Renato Perré, mestre bonequeiro, fundador da Cia Teatro Filhos da Lua, renomada por combinar com maestria, ao longo de mais de 40 anos, a linguagem do Teatro de Bonecos com outras linguagens artísticas.

Rafael Alípio, que foi idealizador e cofundador da Cia dos Palhaços, é curador e anfitrião do MishMash, um dos eventos do Festival de Curitiba, torna ainda mais divertida e lúdica essa mobilização. Junto deles está a atriz e cantora Carolina Maia, produtora, cofundadora da Processo e integrante também da Tato Criação Cênica, que interpreta a Moça Emburrada há mais de 15 anos. Espetáculos realizados com recursos da Lei Rouanet e do PROFICE.

A cidade de Mandirituba promove essa ação visando conscientizar a população local dessa causa tão importante que ajuda a salvar vidas. Participe!


Comments


bottom of page