A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente tem trabalhado desde os primeiros dias do ano para resolver problemas ligados a lixões a céu aberto e depósitos irregulares destes materiais. Essa ação por parte da prefeitura, tem o objetivo de fiscalizar e corrigir estes pontos que causam desconforto as comunidades e estão provocando, inclusive, problemas de saúde pública a população.
Após o fechamento do deposito de lixo reciclável no mês passado, na área central, para reforma, adequações, melhorias e formalização da associação de catadores, a Secretária de Meio Ambiente promoveu uma ação em uma área conhecida como antigo lixão, na comunidade de Campina dos Maia. Neste local, todo o lixo que era depositado de forma irregular foi recolhido pela empresa responsável pela coleta no município e o espaço foi limpo e sinalizado para não receber futuros descartes de materiais. “Um grande volume que foi depositado nos últimos anos neste local foi recolhido e destinado de forma correta para não prejudicar ainda mais o meio ambiente e nem prejudicar a saúde das pessoas que passam ou residem próximo”, descreveu Cristiane Telma Abuda, Técnica em Meio Ambiente do município.
Promover ações que melhorem a qualidade de vida da população, estão entre os objetivos do poder público. “Para que nossa cidade cresça de forma organizada precisamos resolver estes problemas e contamos com a ajuda da população para que estes locais permaneçam limpos e a população que mora ao redor não sofra novamente”, enfatizou o prefeito Maicon Grosskopf, lembrando que o município já foi multado no passado por acumular lixo nestes locais. Agora, a prefeitura instalou novas lixeiras no acesso a esta área e pede a comunidade que primeiramente deposite seu lixo em frente a sua residência e se necessário, daí sim, utilize destas novas lixeiras.
A fiscalização por parte das forças ambientais e de segurança deverão acontecer e acompanhar estes espaços com frequência, punindo, caso encontre novamente estes depósitos irregulares.
Para ampliar ainda mais as opções de descarte correto de lixo, a prefeitura está realizando uma renegociação com a empresa Transresíduos, o que garante que em alguns locais as coletas serão ampliadas.
FIQUE LIGADO
Art. 42 - Código de Posturas Municipal
- É proibido lançar nas vias públicas, nos terrenos sem edificação, várzeas, valas, bueiros e sarjetas, lixo de qualquer origem, entulhos, cadáveres de animais, fragmentos pontiagudos ou qualquer material que possa ocasionar incomodo a população ou prejudicar a estética da cidade, bem como queimar, dentro do perímetro urbano, qualquer substancia que possa viciar ou corromper a atmosfera.
Art. 45 - Na infração de qualquer artigo deste Capítulo, será imposta a multa correspondente a 100 (cem) Unidades Fiscais do Município.
Comments