A entrega finaliza parte do processo do projeto de regularização fundiária rural.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Estado do Paraná, realizaram a entrega de 133 mapas e memoriais descritivos de propriedades rurais.
Georreferenciar um imóvel é definir a sua forma, dimensão e localização no globo terrestre. O Georreferenciamento é um processo adotado pelo INCRA como uma forma de padronizar a identificação de imóvel rural. O processo de reconhecimento de um local é realizado a partir da utilização de mapas ou imagens de satélites. O georreferenciamento é uma técnica aprimorada de descrição dos imóveis rurais, que contribui para o controle tanto do cadastro dos imóveis rurais como dos direitos reais a eles relativos. Para emissão desse documento há um custo de aproximadamente R$ 4 mil reais.
Através deste projeto em parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, esses documentos são emitidos de forma totalmente gratuita beneficiando os munícipes. O objetivo deste projeto é organizar e regularizar o território, com a garantia do direito de posse das propriedades, promovendo o bem-estar social, permitindo as condições do cidadão viver legalmente em seu imóvel.
Para o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Douglas José Lourenço “A entrega desses mapas é um grande avanço para o município e principalmente para os contemplados, a partir desse documento é dado continuidade ao processo de finalização da regularização fundiária, buscando o tão esperado registro de imóvel, um documento essencial para valorização e investimentos nas propriedades principalmente para empreendedores rurais, atendo maior acesso as linhas de créditos rurais.
Na ocasião o Prefeito Luis Antonio ressaltou: “Um projeto custoso de realizar que demanda conhecimento, paciência e muita vontade em fazer, mas com muita determinação foi entregue a primeira parte e agora seguimos para a próxima etapa lutando pela valorização das terras mandiritubenses. A realização dessa entrega se da, graças ao apoio do Governo de Estado, Carlos Massa Ratinho Junior”.
Commentaires