O município de Agudos do Sul vive um momento nunca antes vivido, uma Gestão interina!
Mas o que é isso? Gestão interina é uma intervenção que se faz necessária quando há problemas na administração atual que impedem a mesma de continuar guiando e gerenciando uma empresa ou até mesmo um município.
Os motivos para uma intervenção podem ser inúmeros, a incapacidade de gestão ou problemas com a justiça estão entre os mais graves.
Por que Agudos do Sul precisou de uma intervenção?
A Justiça Eleitoral determinou a inelegibilidade de Luciane Teixeira do cargo de Prefeita do município por razões criminais. A condenação aconteceu pelo crime de estelionato, expresso pelo artigo “171”, este crime se caracteriza quando o criminoso induz e engana a vítima com a intenção de obter vantagem.
Alguns golpes comuns que são enquadrados como estelionato são o golpe do falso emprego e a compra de produtos em nome de terceiros sem o consentimento do titular da compra, geralmente o criminoso se aproveita da simplicidade e idade avançada das vítimas para cometer o crime.
Além disso, houve ainda a reprovação das contas públicas no ano de 2004, isso demonstra que a governante não planejou sua administração e aplicou de forma errada os recursos públicos.
A Lei da Ficha Limpa criada em 2010, veio para impedir a prática da corrupção, impedindo a eleição de pessoas que realizam manobras ilegais e ou criminosas.
Por este motivo a candidata eleita Luciane Teixeira ficou impedida de assumir a Gestão da Prefeitura do município de Agudos do Sul.
A intervenção
Para restaurar a credibilidade política e assegurar o desenvolvimento econômico de Agudos do Sul, a Justiça Eleitoral incumbiu ao Presidente da Câmara de Vereadores a responsabilidade de assumir a gestão do município até a conclusão do processo eleitoral.
Gestão Interina
O vereador e presidente da câmara Jessé Zoellner, assumiu no início de 2021 a gestão interina do município por determinação da Justiça Eleitoral Brasileira, onde permanecerá até que a mesma se pronuncie oficialmente.
Fonte: Dra. Francine Prestes – Diretora da OAB
Comments