Nos últimos tempos a internet tem se tornado uma grande aliada para manter contato entre as pessoas sem necessariamente estarem no mesmo ambiente. Este formato de encontro virtual tem se expandido também para a medicina, onde através da internet pacientes conversam e relatam problemas com seus médicos, recebem as solicitações de exames e são receitados remédios para tratamento dessas enfermidades.
Chamada de telemedicina, este tipo de recurso vem sendo utilizado no país todo principalmente na rede particular de saúde. A telemedicina é um processo avançado para monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames.
Agora este serviço chegou ao município de Piên e está disponível na unidade de saúde central. Trata-se de um totem de atendimento médico onde o paciente vem até a unidade de saúde e conversa com um especialista ao vivo da mesma forma como se tratasse de uma consulta normal. Este trabalho é uma novidade que a gestão municipal vem trazendo e visa dar atendimento a especialidades médicas das quais as unidades de saúde não possuem.
Como é o caso da paciente Michele Gauer, que foi a primeira paciente do município a utilizar o serviço de telemedicina. Michele está tratando no pós covid e vem relatando alguns problemas pulmonares em decorrência da doença. Através da telemedicina ela pode conversar com um pneumologista, que explicou sobre as formas de tratamento e já fez a indicação dos remédios necessários. “Fui atendida pelo serviço de telemedicina e fui muito bem acompanhada, é um serviço novo que veio para melhorar o atendimento aqui em Piên”, disse Michele.
Todo o processo de atendimento aconteceu da mesma forma com que outros são atendidos. Pacientes procuram a unidade e primeiramente são atendidos pelo clínico geral, que ao avaliar o caso – se necessário – faz o encaminhamento para atendimento à um especialista. E é aí que a telemedicina entra em cena. O paciente poderá escolher se prefere aguardar na fila de espera e continuar se deslocando para outras cidades em busca do atendimento ou prefere ser atendido pela telemedicina aqui mesmo em Piên. Após o aceite do paciente a consulta on line é agendada para o mais breve possível.
No dia da consulta ao chegar na unidade o paciente passa por uma triagem realizada pela enfermeira profissional da unidade. Estes dados são disponibilizados para o médico que ao entrar na consulta já recebe um prontuário com a situação do paciente. Além disso é importante frisar que toda a consulta é acompanhada por uma profissional de enfermagem da unidade de saúde. “Nossos profissionais acompanham o paciente durante a consulta, servindo com um elo de ligação entre o paciente e o médico que está do outro lado da tela”, frisou Mayara Grosskopf, coordenadora de saúde.
Durante a consulta o paciente relata quais são os sintomas e em uma troca de informações com o médico já pode dar início ao tratamento. No final do atendimento o médico realiza a receita de medicamentos ou requisição de exames e o documento é impresso na hora pelo próprio totem.
Para o prefeito Maicon Grosskpof a telemedicina vem para ser uma ferramenta importante para prestar um atendimento de saúde de qualidade para a população. “Sabemos que alguns casos é necessário atendimento presencial, mas para tantos outros a telemedicina vem para acelerar a fila de consulta para especialista”, falou o prefeito.
Este sistema de telemedicina utilizado no município é um lançamento da empresa Meta Saúde, e que por intermédio da Invest Paraná está sendo disponibilizado para as cidades. “Antes de levar este tipo de serviço aos municípios a empresa foi sabatinada e vistoriada e possui a chancela da Invest Paraná, o que significa que é um trabalho sério. Importante também destacar que este trabalho é reconhecido pelo Ministério da Saúde”, frisou o representante da Invest Paraná, Marcio Wozniack.
Outro ponto importante a destacar é que antes de disponibilizar o serviço no município a telemedicina foi apresentada e teve a aprovação do conselho de saúde e dos vereadores. “Uma força tarefa em conjunto para elevar a qualidade da saúde do município”, falou Maicon. Este serviço já está disponível no município, que já está realizando o agendamento para marcar as consultas e dar atendimento para as especialidades que estão na fila de pendencia.
O totem de atendimento dispõe de sistema de áudio e vídeo, além de impressora que permite que o médico envie documentos como atestados, receitas e solicitações de exames para que sejam impressas na hora. Além disso toda a consulta fica registrada no prontuário do paciente, vinculado ao sistema atual que a secretaria de Saúde utiliza. Lembrando ainda que a prefeitura não teve custo algum com a instalação do totem de atendimento, e irá pagar apenas pelas consultas que forem realizadas, não havendo qualquer custo de locação do equipamento.
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