Desde o início do ano um dos compromissos assumidos pela administração do município é garantir que o abastecimento de água chegue com qualidade em todas as localidades. Nesse sentido foram realizadas diversas reuniões com representantes da Sanepar tanto em Piên como na capital do estado. Além disso, a prefeitura vem investindo pesado na melhoria de todo o sistema, seja na criação de novos pontos como também na manutenção dos já existentes.
Um dos pontos que está em conclusão é na localidade de Boa Vista, onde o município em parceria com a Sanepar e a comunidade está realizando a instalação do segundo poço na rede. “A prefeitura está construindo a casa de tratamento, enquanto que a associação da comunidade doará os tubos e conexões de aço para ligação até o reservatório e a Sanepar fará empréstimo de painel e bomba elétrica do sistema”, detalha o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Magon. Segundo o secretário o novo poço terá capacidade de bombear cerca de 33 mil litros por hora, enquanto o antigo, fornecia 6 mil litros.
O sistema atual, além de capacidade reduzida, ainda opera de forma antiga na qual a água é bombeada primeiro para as residências, e em caso de sobra, esta sobra vai para o armazenamento em um tanque com capacidade para 15 mil litros. “Vamos mudar, construir um reservatório novo feito em fibra e que terá capacidade para armazenamento de cerca de 20 mil litros”, falou Carlos. Ele explica ainda que a água primeiramente será bombeada para este reservatório, e a partir dali será distribuída para a população. “Com isso teremos sempre um reservatório cheio, além de retirar a pressão que possui na rede, evitando desgastes e reduzindo a manutenção, solucionando também os constantes problemas de falta de água”, contou.
Esta será a primeira comunidade do município que terá um sistema de ligamento das bombas automático. Ou seja, haverá um sistema na caixa de água que irá medir, assim que baixar o nível aciona automaticamente a bomba. “Isso é economia de energia e evita o desperdício de água, pois atualmente o sistema é controlado por tempo”, explicou Carlos. Conforme o secretário as bombas são programadas por tempo para ligar e desligar em determinado momento, o que acaba ocasionando um desperdício de água e energia, pois no caso da caixa estar cheia essa água é jogada fora.
Nesta quarta-feira, dia 08, o prefeito Maicon Grosskopf esteve visitando tanto o local onde será a estação de tratamento como o reservatório onde será armazenada e distribuída a água para as mais de 250 famílias que dependem desta rede. “Nosso compromisso vem sendo cumprido, já fizemos a manutenção de diversos sistemas de água e estamos implantando e modernizando outros. Paralelo a isso ainda estamos trabalhando na liberação de três novos sistemas de água, do Quicé, Pscheidt e Campo Novo, estes estão travados na Sanepar”, falou o prefeito.
Commentaires