top of page
Foto do escritorjornalrotasul

Máscara deixa de ser obrigatória em ambientes fechados

Em decreto publicado nesta terça-feira, dia 29, o Governador do Estado do Paraná Carlos Massa Ratinho Júnior, revogou a obrigação do uso de máscaras em local fechado. Tal medida passa a valer a partir desta data em todo o estado do Paraná, inclusive em Piên, onde o prefeito emitiu decreto acompanhando a normativa estadual.

No documento o Governo do Estado justifica a liberação do uso de máscara apontando os números da vacinação, onde quase 10 milhões de paranaenses já receberam o imunizante. Bem como exemplifica que os demais estados também já adotaram tal medida. Outros fatores de grande importância também foram levados em consideração que é a baixa ocupação de leitos de hospital onde em enfermaria 14% são pacientes covid e UTI COVID apresenta 45% de ocupação.

No final da tarde desta terça-feira, o Centro de Operações de Emergências do Estado do Paraná – COE, esteve reunido para definir alguns detalhes quanto a utilização de máscaras em locais públicos e privados de atendimento à saúde e de assistência social. “A princípio nestes locais de saúde e assistência social, como consultórios, postos de saúde, farmácia e demais áreas deverá manter a obrigatoriedade da máscara, inclusive pelo setor administrativo”, comentou a coordenadora de Saúde Mayara Grosskopf. Estas alterações foram apresentadas, bem como a minuta do novo decreto, e deverá ser publicado nesta quarta-feira.

No município de Piên os números de covid também estão baixos. Nesta terça-feira não houve nenhum novo caso positivo para a doença, e somente uma pessoa está em tratamento domiciliar. “Temos a certeza de que a ampliação da vacinação tem conseguido frear a pandemia e por isso nossas equipes sempre reforçam a necessidade de imunizar os pienenses”, falou o secretário de Saúde Pedro da Silva.

Quanto à imunização na cidade já foram aplicadas 24.570 doses da vacina contra a covid. Estas doses foram recebidas por 11.497 pessoas, sendo 10.660 pessoas acima de 12 anos com a primeira dose, 9.051 pessoas com a segunda dose e 3.859 com a dose de reforço. Também foram vacinadas 837 crianças com idades entre 5 e 11 anos na primeira dose e 163 com a segunda dose.

Neste momento está acontecendo a aplicação da dose de reforço para toda a população acima de 18 anos, basta ter recebido a segunda dose há mais de 4 meses. Outra frente de trabalho iniciou também a aplicação da segunda dose de reforço no grupo de idosos acima de 80 anos. Estes idosos estão sendo vacinados em suas próprias residências. “É muito importante que a população venha tomar a vacina, os números comprovam sua eficácia e só mantendo a vacina em dia poderemos vencer esta doença”, frisou a coordenadora de Saúde Mayara Grosskopf.


Confira as unidades que estarão vacinando com a dose de reforço:

Unidade Central de Saúde: Todos os dias das 08h às 16h

Unidade Quicé: Quarta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30

Campina dos Maia e Campina dos Crespins: Quinta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30

Lageado dos Martins: Sexta-feira das 8h às 10h30

Poço Frio: Sexta-feira das 13h às 15h30

Trigolândia: Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 16h

Ponte Alta: Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13 às 15h30

Campo Novo: Segunda-feira, dia 04/04 das 8h30 às 10h30


Comments


bottom of page