A Secretaria da Saúde de Quitandinha, desde o início do mês vem realizando ação da Campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo conscientizar sobre a importância da vida e na prevenção do suicídio. O assunto aqui no Brasil, é tido ainda como tabu, e a campanha criada no mês de setembro, é a oportunidade de se falar sobre o assunto, principalmente para as pessoas que estão enfrentando problemas de depressão e pensamentos suicidas possam buscar ajuda.
Apesar da campanha começar no Brasil em 2015, a origem do Setembro Amarelo, é bem anterior. O jovem americano Mike Emme, conhecido por sua personalidade carinhosa e com uma habilidade mecânica incrível, restaurou e pintou de amarelo um Mustang 1968. Porém, em 1994 com apenas 17 anos, Mike cometeu suicídio. Infelizmente nem a família, nem os amigos de Mike, perceberam os sinais de que ele pretendia tirar a própria vida. No funeral, os amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. A ação ganhou grande proporção e expandiu-se pelo país. Diversos jovens passaram a utilizar cartões amarelos para pedir ajuda a pessoas próximas. A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscarem ajuda.
Na última sexta-feira (09), a Secretaria Municipal de Saúde, realizou no centro de Quitandinha, na Avenida Fernandes de Andrade, blitz do Setembro Amarelo. A ação foi realizada com o intuito de sensibilizar as pessoas sobre a prevenção do suicídio. Foram distribuídos folders e frases motivacionais aos pedestres e motoristas que passavam pela região.
““Setembro Amarelo, é o mês voltado às práticas de prevenção ao suicídio, o objetivo da campanha é sensibilizar e alertar a população sobre a importância de falar sobre suicídio, bem como, perceber sinais de alerta para identificar fatores de riscos, como as doenças relacionadas a saúde mental. Em Quitandinha dispomos da Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental - EMAESM, composta por 01 Psiquiatra, 02 Psicólogas e 01 Assistente Social”, disse a Secretária da Saúde”, lembrou a secretária da Saúde Danielle Teixeira da Cruz.
Comments