top of page
Foto do escritorjornalrotasul

Merenda escolar: Prefeitura prioriza alimentação saudável com produtos da agricultura familiar

Investimentos da prefeitura de Mandirituba que complementam os recursos federais, garantem alimentação saudável dos alunos com acompanhamento nutricional e fiscalização de conselheiros.

Para quem tem filhos na escola ou não, é sempre válido conhecer iniciativas que lidam com a questão da alimentação saudável para crianças. Em Mandirituba, a merenda escolar tem sido tratada com grande responsabilidade. Nesta quinta-feira (17), membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), visitaram escolas do município com o objetivo de acompanhar a realidade nas refeições, desde o preparo até o momento do lanche.

“Ficamos muito felizes com o que vimos na visita. Os alimentos são higienizados, armazenados corretamente e os ambientes estão organizados. Percebemos o cuidado desde o preparo até o momento da refeição”, disse Daguimara Santos de Oliveira, presidente do CAE. O órgão fiscaliza a aplicação dos recursos destinados à merenda escolar e acompanha as boas práticas sanitárias e de higiene dos alimentos nas instituições de ensino.

Os investimentos e atenção para a merenda escolar vem ganhando elogios de pais e profissionais da educação. O cuidado com o que as crianças estão comendo e a importância de incluir alimentos saudáveis em suas refeições, utilizando produtos que provêm da agricultura familiar é uma realidade em Mandirituba, explica Michele Taborda, nutricionista da secretaria municipal de Educação.

“É uma preocupação nossa atender as necessidades nutricionais dos alunos, de maneira que contribua com o desenvolvimento e crescimento deles. Os nossos cardápios são diversificados, trazendo alimentos diferenciados, ricos em nutrientes e direto da agricultura familiar“, afirmou a nutricionista.

Michele explica ainda que para muitas crianças em situação de vulnerabilidade social, a merenda escolar é o único alimento no dia, reforçando ainda mais a importância de refeições saudáveis e nutritivas. “Por esse motivo, existe uma sensibilização do poder público com ações que melhorem a qualidade da alimentação para as crianças. Em Mandirituba, temos a determinação do prefeito e da secretária para cumprirmos na sua totalidade as regras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, completou.

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Claudino Biscaia, através de um esforço da prefeitura em investimentos e priorização, acontece uma melhoria contínua da alimentação escolar, que envolve desde a equipe de compras da secretaria até as merendeiras que preparam os alimentos. “Não temos medido esforços quando diz respeito à merenda escolar. Sabemos da importância de uma alimentação saudável para o desenvolvimento dos alunos e maior rendimento no aprendizado”, destacou a secretária.


Comments


bottom of page