Na obra a autora Doris Hubel conta histórias, contos, poemas e poesias, tudo que colecionou na memória durante a vida
A obra Alegrias & Arrepios, da escritora pienense Doris Hubel, será lançada no próximo dia 20 de maio, durante a Feira da Lua. No livro a autora de 68 anos conta histórias, contos, poemas e poesias, tudo que colecionou na memória durante a vida. Nos últimos 20 anos o sonho de escrever o primeiro livro começou a sair do papel e agora torna-se realidade com a publicação.
Ela conta que sempre teve um prazer pela escrita, o que iniciou ainda na infância nos tempos de escola quando saíram as primeiras histórias escritas. Porém com o passar do tempo as escrituras feitas acabaram se extraviando o que atrasou um pouco a elaboração do livro. Mas isso não foi problema pois Doris mantinha viva na memória diversas passagens, que foram transpassadas para o papel.
Nesta jornada Doris teve o auxílio do neto Orlando Meyer, que foi o responsável pela digitação, correção e edição da obra da autora. “Eu sozinha não sei mexer no computador então meu neto me ajudou e conseguimos concluir o primeiro livro”, comentou a autora. Nesta primeira edição foram feitas 500 cópias do livro, a qual irá iniciar a comercialização pelo valor de R$25,00. “Optamos por fazer um valor acessível para que as pessoas consigam comprar e ler”, contou.
Uma das filhas da autora, Raquel Lenschow, conta com orgulho os passos da mãe e o sonho em escrever o livro. Ela classifica ainda a obra como sendo um livro de auto ajuda que pode levantar a auto estima das pessoas. “Sabe quando o seu dia não está tão bom, aí você abre o livro e lê uma história já muda o astral”, comentou Raquel.
Segundo ela todas as passagens escritas no livro contam causos reais vividos pela própria autora ou colhido pelo tempo com os antepassados. “Sempre gostei muito de conversar então procurei conversar com as pessoas para saber as histórias e reunir na publicação”, disse ela. Outro ponto que ela retrata é quanto à tecnologia, que na época não existia, o que tornava ainda mais interessantes os causos.
Uma dessas histórias que ela conta no livro é sobre um cortejo fúnebre, onde dois cavaleiros que se dirigiam à Agudos do Sul encontraram no caminho um clarão, e nesse clarão algumas pessoas carregavam um caixão. Na curiosidade de saber quem havia falecido os cavaleiros tentaram aproximação, mas sempre que estavam quase perto o cortejo sumia e aparecia alguns metros à frente. Além dos cavaleiros, outro homem que retornava da roça também encontrou o cortejo. Este último subiu em um local alto para acompanhar e de longe via faíscas e bolas de fogo. Segundo a história muita gente já viu visagem naquele local, mas nunca conseguiram decifrar o que era.
O lançamento oficial do livro será na sexta-feira, dia 20 de maio, a partir das 19h na Feira da Lua. No local a autora também fará a comercialização e distribuindo autógrafos junto à obra. “Convido toda a comunidade pienense para este momento especial. Todos vão gostar e se envolver com as histórias contadas pois retratam a realidade e a cultura da nossa cidade”, finalizou Doris.
Comments