top of page
Foto do escritorjornalrotasul

IRATI

Por Lais Sebben Xavier

(*) Estudante de Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.


Irati guarda uma relíquia que poucos lugares ou nenhum podem dizer que têm. A cidade tem a maior escultura de Nossa Senhora das Graças do Mundo, a estrutura tem cerca de 20 metros de altura. Irati fica a 150 km de Curitiba, no caminho pode ser feita uma parada na Anila, na BR 277 Km 233, uma lanchonete que é completa ao oferecer seus serviços aos viajantes, a Anila tem produção própria e oferece hospedagem para quem estiver em busca de descanso para poder seguir viagem ao seu destino desejado.

Assim como outras cidades do interior do Paraná, Irati tem habitantes de diferentes etnias, a maioria deles de origem polonesa e ucraniana, que buscam manter seus costumes e tradições. O nome Irati tem origem Tupi e significa região do mel.

A cidade é calma e aconchegante, é indicada para quem deseja conhecer uma cidade que conta um pouco da história do Paraná, o lugar também recebe alguns eventos festivos.

No final de semana do dia 2 e 3 de maio, Irati foi sede da décima edição dos Jogos Universitários de Comunicação Social – Sul – JUCS, o qual teve edição em Jaraguá do Sul-SC no ano passado. O evento tem como esportes o voley, handebol, futsal, basquete, tênis de mesa, entre outros. As universidades que participaram do JUCS foram Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Universidade Estadual de Londrina – UEL, Instituição Educacional Luterana Bom Jesus – IELUSC, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Centro Universitário Autônomo do Brasil – UNIBRASIL, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Universidade Positivo – UP, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Universidade Estadual de Maringá – UEM, Centro Universitário Cesumar – UNICESUMAR e o Grupo Educacional Opet – OPET.

Aluna do curso de Comunicação Institucional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Comments


bottom of page