O Hospital do Idoso, no Pinheirinho, recebeu um novo sistema de videolaparoscopia. A entrega do equipamento foi feita, nesta sexta-feira (11/1), pela primeira-dama Margarita Sansone e pela secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak. O sistema permite cirurgias menos invasivas e a entrega foi feita em nome do prefeito Rafael Greca, que se recupera de uma cirurgia.
O aparelho, adquirido com recursos federais de uma emenda parlamentar do deputado federal Luciano Ducci, possibilita o aumento do número de cirurgias feitas por videolaparoscopia nos dois centros cirúrgicos do hospital, ofertando ainda mais qualidade no atendimento prestado aos curitibanos.
“Com o apoio do deputado Luciano, podemos providenciar esse material que vai facilitar a vida das pessoas”, destacou a primeira-dama. Ela lembrou que a chegada do equipamento coincide com o momento em que o próprio prefeito teve dias de convívio com a rotina hospitalar.
“O Rafael foi internado pelo convênio, mas se viu muito feliz ao perceber que todos os médicos que o atenderam também trabalham em hospitais prestadores de serviço do SUS curitibano e do Samu. Isso mostra que podemos dar para a nossa população o melhor”, ressaltou.
Oferecer o melhor aos curitibanos também foi o critério para a escolha do equipamento entregue no Hospital do Idoso. O chefe dos serviços de cirurgia do hospital, Luis Gustavo Guides Cortiano, explica que o modelo está entre os mais modernos da cidade.
“É uma grande conquista. Tínhamos um equipamento de videolaparoscopia usado desde a inauguração do hospital, em 2012, que era utilizado alternadamente em dois centros cirúrgicos. Com dois, vamos operar simultaneamente e aumentar o número de procedimentos com essa técnica”, explicou Cortiano.
As cirurgias feitas com esse sistema são realizadas com pequenos furos e uma microcâmera, que permite ao cirurgião tratar a área afetada de forma menos invasiva, resultando em redução no tempo de recuperação do paciente e com menos dor. O equipamento foi adquirido em um investimento de R$ 394 mil.
“No ano passado, o Hospital do Idoso aumentou em 22% o número de cirurgias. E com esse equipamento, vai poder aumentar ainda mais o número de cirurgias. Isso é possível graças a todo o trabalho que o prefeito tem feito”, destacou a secretária da Saúde, Márcia Huçulak.
Também participaram da entrega a diretora-geral da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes), Adriana Moreira Kraft, e a diretora do Hospital do Idoso, Keity Daniela Arias.
Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba.
Comments