top of page
Foto do escritorjornalrotasul

Greca vistoria construção de CMEI no Ganchinho; obra já agrada moradores

Obras de construção do CMEI Dom Barusso no bairro Ganchinho. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

O prefeito Rafael Greca vistoriou nesta quarta-feira (24/8) as obras da construção do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maestrina Esmeralda Rovani, no bairro Ganchinho, na abrangência da Regional Bairro Novo. A unidade que terá capacidade para atender 150 meninos e meninas em período integral, em turmas da educação infantil, está com 50% dos serviços concluídos e quando finalizada beneficiará famílias da região conhecida como Moradias Dom Barusso.

“No Ganchinho, onde Curitiba faz limite com o município de São José dos Pinhais, estamos construindo um CMEI para atender aos curitibinhas no ano letivo de 2023. É um investimento da cidade educadora em suas obras públicas”, disse o Greca.

Acompanharam o prefeito na vistoria o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, a secretaria municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, o assessor de articulação política, Lucas Navarro, e o administrador regional do Bairro Novo, Fernando Wernek.

Investimento

O investimento na obra do novo CMEI é de R$ 3.427.204,90. Iniciados em fevereiro, sob a coordenação do Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), os serviços de alvenaria, construção do telhado, implantação das grades externas e partes hidráulica e elétrica estão bastante avançados.

“Entraremos na etapa dos acabamentos, com previsão de finalização da obra prevista para dezembro”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues. Depois da obra pronta, a próxima etapa é a compra de mobiliário e materiais e o planejamento das equipes pedagógicas, feito pela Secretaria Municipal da Educação.

Estrutura

Localizada no número 1.761 da Rua Antônio José Bonato, em um dos bairros mais distantes à região central da cidade, a unidade terá 678,40 m² de área e contará espaços amplos e preparados para que as crianças recebam cuidados e educação de qualidade.

O CMEI terá seis salas de atendimento, lactário, espaço do programa Mama Nenê (para as mães amamentarem seus bebês na unidade) e banheiros com acessibilidade e adequado às idades. A unidade terá ainda espaço para pedagogia, cozinha, áreas administrativas e de serviços, parquinho infantil, solários, refeitório e pátio coberto.

Rede municipal de ensino

A rede de Curitiba tem 230 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), 25 deles colocados em funcionamento pela gestão do atual prefeito.

“Ampliamos o número de vagas na educação infantil de 45 mil para mais de 50 mil, e seguimos com a abertura de mais vagas, seja com novos CMEIs ou contratação de novos Centros de Educação Infantil”, pontuou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Ao saber da presença do prefeito na região, o casal Clayton Garcia Ferreira e Cristiane Verissimo, mantenedores do Instituto Bene, que atende famílias em vulnerabilidade que vivem no bairro, foi agradecer pelo investimento em educação. “A creche era um desejo antigo, solicitado para muito prefeitos e que se torna realidade com esse prefeito que sabe o bem que essa unidade representa para as famílias daqui. Estamos muito felizes”, disse Cristiane.

Obras na região

No entorno de onde o novo CMEI está sendo erguido há outros investimentos recentes feitos pela Prefeitura. Entre eles a pavimentação em asfalto e obras de drenagem na Rua Antônio José Bonato, que ficou livre do saibro, recebeu infraestrutura de drenagem, com implantação de galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio. Também foram contemplados com nova iluminação, com lâmpadas em tecnologia LED que são mais econômicas e mais eficientes.

Maestrina

O CMEI terá o nome da professora da rede municipal de ensino Esmeralda Rovani, regente do Coral Infantil das 1.000 Vozes e que trabalhou nas escolas municipais Augusta Gluck Ribas, Miracy Rodrigues de Araújo e Colombo, todas no Sítio Cercado.

Desde 2006, a professora e maestrina comandava a Cantata de Natal do Bairro Novo, que começou com corais individuais, cresceu e ganhou o coro de centenas de crianças. A professora faleceu de covid-19 em 2021.

A vistoria também teve a presença do diretor do Departamento de Edificações da Smop, Marcelo Mochenski, do engenheiro da Smop Fúlvio Covacci, da chefe do Núcleo da Educação na Administração Regional, Rita Zen, e de equipes da administração regional do Bairro Novo.



コメント


bottom of page