top of page
Foto do escritorjornalrotasul

Greca exalta ideias dos jovens expostas na Feira de Inovação em Curitiba

Prefeito Rafael Greca presente na feira da inovação montada no calçadão da Av Luiz Xavier próxima ao relógio da Praça Osório - Curitiba, - Foto: Daniel Castellano / SMCS

 

 

O prefeito Rafael Greca participou da abertura oficial da Feira de Inovação da Rua XV, na manhã desta sexta (15/3), exaltando o Vale do Pinhão e as ideias de jovens transformadas em produtos e serviços que contribuíram para Curitiba ter sido eleita a cidade mais inteligente do mundo.

“Fazemos esta Feira de Inovação para que as ideias das startups das moças e dos moços sejam mostradas para toda a cidade. Mostrar como a esperança pelos pés dos jovens desembarca na cidade e como Curitiba está se transformando em um hub de inovação”, destacou Greca.

Acompanhado do vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, e do presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, o prefeito visitou os estandes com iniciativas de startups, empresas, instituições de ensino e os programas públicos da Prefeitura de Curitiba e da Região Metropolitana.

Realizada pela Agência Curitiba na Boca Maldita (entre as ruas Voluntários da Pátria e Ermelino de Leão), a Feira de Inovação também será realizada neste sábado (16/3), das 9h às 12h. A entrada é gratuita.

O evento é comemorativo aos 331 anos da cidade e leva o Vale do Pinhão, o ecossistema da inovação em Curitiba, até a população que passa pelo Calçadão da XV.

Os visitantes da Feira estão conhecendo aplicações práticas de tecnologias para a Sustentabilidade Ambiental, Educação, Saúde, Urbanismo, além do uso de robótica, integração de sistemas, big data realidade aumentada e realidade virtual, horta urbana inteligente, óculos de realidade virtual, aeromodelo e protótipos de veículos, drones, impressoras 3D, zeladoria inteligente.

Apoio às startups

Além de soluções para a vida urbana, novos produtos para o meio rural também nascem na capital paranaense e estão sendo apresentados na Feira de Inovação, como os sistemas digitais para controle de irrigação dos plantios da IrriGate, startup criada em 2019.

“Para nós, como empresa, é muito importante ter esse espaço para apresentar o que fazemos à população, que passa a ter mais conhecimento sobre as possibilidades da tecnologia”, diz o sócio fundador da IrriGate, Gabriel Nowacki Puppo, 25 anos.

Ele conta que seu produto também pode ser utilizado na agricultura familiar e que o impulso que recebeu do Vale do Pinhão, com os programas da Prefeitura e da Agência Curitiba, tem contribuído para que o seu empreendimento prospere. “O ecossistema de inovação de Curitiba é fenomenal, tivemos muito apoio nos nossos primeiros passos, com direcionamento para rodadas de negócio e a instalação do nosso sistema na Fazenda Urbana”, conta.

Atrações

Na tenda principal, estão projetos da Prefeitura, de startups, universidades, movimentos de economia criativa, ONGs de impacto social e hubs de inovação.

A Prefeitura está apresentando o Fab Lab, os kits de robótica das escolas da rede municipal de ensino, o Farol do Saber Móvel, o Fala Curitiba, as ações de Segurança Alimentar e a plataforma Saúde Já.

Na área externa, a Feira promove a exposição de carros elétricos BYD/Servopa, Buggy EION, Fala Curitiba Móvel, o veículo da startup Mapzer e uma estação solar de carregadores de celular, com patrocínio da Claro.

Também participaram da abertura da Feira de Inovação da Rua XV a deputada estadual Márcia Huçulak; o vereador Herivelto Oliveira; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro; a presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Tatiana Turra; o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Junior; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior; e a administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion.



Comments


bottom of page