Piên planeja para este fim de semana um mutirão de aplicação das recém chegadas 300 doses da vacina contra o Coronavírus, para imunizar os idosos da cidade. Segundo a secretaria de Saúde do município as doses serão aplicadas conforme o cronograma de imunização, definido pelo Programa Estadual de Vacinação.
Durante esta semana a vacinação já vem ocorrendo no Posto de Saúde Central e a previsão é que seja concluída a aplicação da primeira dose para todas as pessoas com 75 ou mais até na sexta-feira, 26. No sábado serão vacinados idosos de 71 a 74 anos nas unidades de saúde de Trigolândia, Posto Central e na Campina dos Maia.
Para avisar as pessoas que terão direito a vacina, agentes de saúde estão fazendo contato pessoalmente ou via telefone, agendando e solicitando para que se desloquem até estas unidades para receber o imunizante. Na ação deste sábado a prefeitura também irá dispor de equipes com veículos que, em caso da pessoa não tiver nenhuma condição para ir até o posto, a prefeitura irá buscar em casa o morador para ser vacinado. Esta opção também é questionada pelas agentes na hora do cadastro, que irá repassar para o Posto Central organizar as viagens. Os idosos que estão acamados podem ficar tranquilos que a vacinação para estas pessoas seguirá em casa normalmente.
A Campanha de Vacinação será das 8h às 16h30 em Trigolândia e no Centro. Já na Campina dos Maia a vacinação será feita no período da manhã, das 8h30 às 11h30 somente para os idosos nomeados naquela localidade. “A aplicação será por ordem de chegada, lembrando que as pessoas estão sendo avisadas em qual unidade de saúde deverá ir para receber a dose”, frisou a Coordenadora de Saúde Mayara Grosskopf. A secretaria de Saúde estará nestas unidades com equipe preparada para atender os idosos evitando aglomeração e tomando todos os cuidados necessários.
O prefeito Maicon Grosskopf lembrou que a vacina é a grande esperança mundial para que a pandemia acabe logo, porém é importante frisar que os cuidados ainda devem ser seguidos à risca. “Nossa equipe da saúde está fazendo o possível para aplicar as vacinas assim que elas chegam na cidade, é um trabalho árduo, mas nossa equipe está incansável na luta contra a Covid-19. Por isso precisamos que toda a população mantenha os cuidados básicos. Álcool em gel, distanciamento social e máscara são fundamentais” disse o prefeito. Não só o prefeito, mas toda a equipe da linha de frente da pandemia, pede que a comunidade não se reúna para festas de finais de semana e evite sair de casa.
Todos os municípios brasileiros seguem um protocolo de vacinação, e principalmente, uma rigorosa prestação de contas. Além de preparar o insumo e aplicar na comunidade os profissionais da saúde ainda precisam preencher diversos cadastros para comprovar em que pessoa foi aplicada a vacina e se esta pessoa faz parte do grupo a ser vacinado naquele instante. “Muitas pessoas as vezes nos questionam porque não colocamos todas as vacinas no carro e saímos vacinando na comunidade. Infelizmente todo esse protocolo de preenchimento de documentos inviabiliza e acabaria atrasando ainda mais a vacinação”, frisou o secretário de Governo Josnei Grosskopf. Além da documentação, as vacinas chegam em frascos com 10 doses cada, que precisam ser acondicionadas em local com temperatura específica e quando aberto um frasco precisam ser aplicadas as 10 doses em até 8 horas. “Não estamos lidando com uma simples injeção, cada dose desta vacina é preciosa e carrega com sigo a esperança de mudança do quadro atual. Por isso precisamos ter o máximo de cuidado e não perder nem uma dose sequer”, frisou Josnei.
Procure o posto só se for emergência
Outra solicitação da equipe da secretaria de Saúde é que as pessoas procurem atendimento nas unidades apenas em caso de urgência. “Solicitações de exames ou pequenos problemas devem ser evitadas nesse momento, precisamos deixar nossas unidades somente para casos de extrema urgência. Nossa equipe de saúde é pequena e já está sobrecarregada em função do Coronavírus”, comentou Mayara.
Pessoas imunizadas
Até o final desta quarta-feira, 24, já foram aplicadas 601 doses das vacinas contra o Coronavírus. Estas doses estão divididas entre primeira e segunda dose para profissionais de saúde e idosos acima de 76 anos, no total 470 pessoas já foram imunizadas. A aplicação vem ocorrendo na medida que os imunizantes chegam na cidade e segue o que determina o Governo do Estado.
Comments