top of page
Foto do escritorjornalrotasul

Falta de energia não trouxe grandes prejuízos durante a safra do tabaco

No ano passado a prefeitura promoveu diversas reuniões com produtores e representantes da Copel, inclusive uma aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores

Agricultores do município comemoram os resultados da última safra do tabaco, principalmente quanto à estabilidade no abastecimento de energia elétrica durante a secagem do fumo. Neste ano após diversas tratativas da Prefeitura e Câmara de Vereadores junto à Copel foram feitas manutenções preventivas e o sistema se manteve estável, com pequenos pontos isolados, mas que rapidamente foram solucionados sem causar qualquer prejuízo aos produtores.

Costumeiramente neste período de colheita entre os meses de dezembro e fevereiro aconteciam muitas quedas e instabilidade da rede elétrica, ocasionando prejuízos aos fumicultores. Desde o início da atual gestão, no ano passado, o problema foi colocado em pauta e diversas reuniões foram realizadas tanto na prefeitura como na Câmara de Vereadores. Além disso as instituições realizaram uma reunião em conjunto para debater o problema juntamente com produtores e a própria Copel.

Durante estas diversas reuniões foi solicitado uma solução junto à Copel para que não existisse a queda de energia durante a secagem do tabaco. E uma das atitudes tomadas foi a realização de manutenção preventiva na rede antes do período de secagem do fumo. Outro ponto importante foi a realização de uma programação de grandes obras na rede, evitando que este trabalho fosse realizado entre os meses de colheita. “Pedimos que não acontecesse nenhuma grande obra que demandasse interrupção do fornecimento de energia elétrica durante o período de secagem do fumo”, disse o secretário de Agricultura Carlos Magon. Segundo ele foi solicitado para que a Copel realizasse apenas pequenas manutenções neste período. Outra ação realizada pela Copel foi o balanceamento da rede, ou seja, alguns pontos onde haviam muitas ligações em apenas um cabo foi dividido tirando a sobrecarga da rede.

Importante destacar que os resultados positivos foram alcançados devido à uma união de esforços, onde Prefeitura, Câmara de Vereadores e produtores se uniram e juntos trabalharam em prol do mesmo objetivo. “Desde que assumimos a prefeitura já trouxemos esta demanda para a pauta e nos reunimos com vereadores e produtores para cobrar junto à Copel solução. Foram inúmeras conversas e conseguimos com que nossos fumicultores não tivessem prejuízos nesta safra”, falou o prefeito Maicon Grosskopf. A prefeitura já está também emitindo documento agradecendo a atenção da Copel e solicitando para que na próxima safra sejam tomadas as mesmas medidas.

Além da Copel realizar o trabalho de manutenção e prevenção vale destacar que cada morador deve também fazer a sua parte para evitar problemas na rede. Por isso é importante que o agricultor não plante árvores próximo a rede de energia, pois toda essa fiação possui um sistema que caso galhadas de árvore encostem ela desliga automaticamente toda a rede. Outro ponto que deve ser levantado é para que cada produtor atualize seu cadastro junto a Copel informando que é produtor de tabaco e a realidade de quantas estufas de secagem possuem em sua propriedade, com isso a companhia consegue dar prioridade à estes produtores.

Outra sugestão que traz bastante segurança para o produtor é a aquisição de gerador na sua propriedade. Para isso a prefeitura trabalhou junto à instituições financeiras e conseguiu na Cooperativa Sicoob uma linha de crédito diferenciada para que os produtores do município consigam financiar o gerador com taxas menores. “A aquisição de um gerador na propriedade não é gasto, é investimento. Somente uma estufada de tabaco já paga o valor do equipamento”, finalizou Carlos.



Comments


bottom of page