Piên foi sede nesta quinta-feira, dia 10, do Encontro da Rede de Proteção de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes. Participaram autoridades de Piên, Campo do Tenente, Tijucas do Sul e Agudos do Sul. Representando o Governo do Estado, esteve Valdo de Souza Melo, técnico pedagógico, e Alexandre David de Lara, chefe do Escritório Regional de Curitiba, da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho.
Segundo Alexandre David de Lara, a Comissão Regional de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes retomou suas atividades em outubro de 2020 para dar prosseguimento ao Plano de Ação.
Entre o principal assunto debatido pelas autoridades dos municípios está a pandemia. O impacto foi grande na vida das famílias, que alavancou a vulnerabilidade social, o número de mortes, desemprego, perdas de habitações, adoecimentos, que refletiu na dinâmica das famílias.
Com as restrições sanitárias, as reuniões da comissão foram retomadas de forma online. O Governo do Estado, juntamente com os municípios, verificou na comissão, a necessidade de uma aproximação com as cidades que constituem a Região Metropolitana de Curitiba, a qual Piên faz parte.
Foram programadas para 2021 as primeiras reuniões online, com a separação dos municípios em três grupos. Nestes encontros, resultou em novo plano de ação para 2022, a ampliação da comissão e a programação de diversas atividades para apoiar os municípios, entre eles Piên, o reordenamento e construção do protocolo e fluxo de atendimento e encaminhamento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violências.
Até o momento foram realizados quatro encontros. No primeiro, realizado de maneira online, em março e abril, envolveu 52 pessoas, com o tema Trabalho em Rede.O segundo encontro foi realizado em maio no Escritório Regional e contou com 53 pessoas.
O terceiro encontro foi promovido em junho nas dependências da UniBrasil e contou com 64 participantes e teve como tema Escuta Especializada. O quarto encontro foi realizado no mês de agosto, na UniBrasil e contou com 41 participantes e teve como tema Revelação Espontânea.
O quinto encontro foi realizado nesta quinta-feira e atende a proposta dos municípios serem descentralizados. O encontro de hoje com o primeiro grupo de municípios, que Piên faz parte, teve por objetivo contribuir com o alinhamento conceitual e dar início a discussão da identificação da rede, suas relações para a construção do protocolo e fluxo de atendimento de crianças e adolescentes.
Comments