top of page
Foto do escritorjornalrotasul

Em Curitiba, comunidade participa da construção do Bairro Novo do Caximba

Curso de capacitação no SENAI para os operários que irão trabalhar no Bairro Novo da Caximba Foto: Daniel Castellano / SMCS

Além de garantir moradia digna para a população e realizar a transformação urbanística da Vila 29 de Outubro, o projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba prevê oportunidades de trabalho para a comunidade. Nove pessoas já foram contratadas e estão trabalhando nas obras e outras 60 participam de cursos de capacitação em construção civil para futura contratação.

“Priorizamos a contratação de mão de obra local, pois isto aumenta o sentimento de pertencimento que os moradores têm com o território", diz o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), José Lupion Neto. "As capacitações serão um legado deixado pelo projeto, ao proporcionar qualificação profissional para que eles trabalhem no ramo mesmo após o término das obras.”

Neste ano, equipes da Cohab atualizaram os cadastros de todos os moradores da Vila 29 de Outubro que haviam sido feitos em 2017. Ao percorrer as 1,7 mil casas para atualizar o perfil socioeconômico das famílias, a Cohab fez uma listagem com mais de 500 pessoas que demonstraram interesse em trabalhar nas obras.

Contratados

Os que já tinham experiência comprovada em carteira foram contratados e já estão trabalhando na obra, como o servente de pedreiro Saulo Santos Almeida, 54 anos. Ele estava desempregado e ficou sabendo da oportunidade pelas equipes da Cohab, que percorreram a vila de casa em casa para divulgar as vagas disponíveis.

Saulo vive no local há dez anos com a mulher e o enteado. A família mora em área sujeita a alagamentos, onde está previsto o reassentamento para as novas casas que serão construídas.

“Além de melhorar de vida com uma casa nova, poder trabalhar na obra é uma benção, uma alegria tirar meu sustento e fazer parte desse projeto que vai mudar a vida de todos os meus vizinhos”, diz o servente contratado.

O jovem Pedro Luiz da Silva, 23 anos, também foi contratado como servente de pedreiro e já está atuando na obra. Vive há três anos na vila, com a esposa e duas filhas. Como estava desempregado, a oportunidade não poderia surgir em melhor momento.

“Veio em uma hora boa porque eu estava sem serviço. É emocionante poder construir as casas onde vão morar meus amigos. Outra vantagem é trabalhar perto de casa, sem precisar se deslocar muito, posso vir a pé”, destaca ele, que mora na área que será regularizada e beneficiada com obras de urbanização.

Cursos

Para os moradores interessados em atuar na obra, mas sem comprovação de experiência em carteira, foram ofertados quatro cursos de capacitação, por meio de uma cooperação técnica feita pelo Senai com a Cohab.

A Prefeitura garantiu o transporte dos participantes do Escritório Local do Caximba (ELO) até o local dos cursos. O Senai abriu turmas de Aperfeiçoamento para Pedreiro de Alvenaria (40h); Aperfeiçoamento em Carpintaria de Formas e Armações (60h); Instalação Hidráulica Básica (60h); e Aperfeiçoamento em Eletricidade Predial (24h), com 15 vagas por turma, totalizando 60 vagas.

Nesta segunda-feira (7/11) teve início a primeira turma, de Aperfeiçoamento para Pedreiro de Alvenaria. O morador Júlio Cesar de Oliveira, 38 anos, ficou empolgado com o começo.

“É uma oportunidade ótima de aprender coisas novas, voltar para o mercado de trabalho. Foi muito bom, professor é dedicado, explica com calma todos os detalhes”, salienta Oliveira.

Seu colega Fernando Gomes Costa, 32 anos, destacou a importância de se atualizar na profissão. “Já trabalhei como pedreiro, mas sem carteira assinada. Muito bom poder se atualizar para fazer sempre o melhor. Minha expectativa é no futuro trabalhar na obra, tenho fé que vou conseguir”,afirma.

Intervenção

Com investimentos da Agência Francesa de Desenvolvimento no valor de €$ 38,1 milhões, mais contrapartidas do município, o projeto prevê o reassentamento de 1.147 famílias que hoje vivem em situação de vulnerabilidade sanitária e ambiental.

“Muito mais do que um projeto habitacional, o Bairro Novo do Caximba é preocupação com o futuro do planeta, combate às mudanças climáticas, é geração de emprego e renda, economia circular. É dignidade para as famílias e respeito ao meio ambiente”, ressalta o prefeito Rafael Greca.



Comments


bottom of page