O deputado federal Toninho Wandscheer apoia a indicação do engenheiro agrônomo mineiro, Alysson Paulinelli, 84 anos, ao Prêmio “Nobel da Paz 2021″.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ex-ministro da Agricultura (de 1974 a 1979) , Paulinelli foi responsável por modernizar a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e criar bolsas de estudos para pesquisadores brasileiros no exterior. É reconhecido pelo trabalho prestado à agricultura no Brasil e à busca de soluções para a produção de alimentos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Alysson Paulinelli é um grande visionário. Tornou o Cerrado uma das regiões mais produtivas do país, antes considerada terra infértil e promoveu uma grande transformação na agricultura, modernizando o agronegócio e ajudando a mudar o cenário de segurança alimentar no Brasil e no mundo. Merece todo nosso apoio em levar o Nobel da Paz”, disse o deputado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Paulinelli ainda exerceu cargos de destaque na vida pública. Foi presidente do Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge), deputado constituinte e presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Em 2006, foi premiado com o The World Food Prize pelo incentivo à agricultura tropical brasileira na evolução da oferta de alimentos no mundo. Atualmente, é presidente-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e presidente do Instituto Fórum do Futuro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nobel da Paz
O Nobel da Paz será entregue na primeira quinzena de dezembro, em Oslo, capital da Noruega. O prêmio é concedido anualmente “para a pessoa que tenha feito o maior ou o melhor trabalho pela fraternidade entre nações, pela abolição ou redução dos exércitos permanentes e pela manutenção e promoção de congressos de paz”.
--
Comments