A secretaria de Educação de Piên vem trabalhando para aprimorar o ensino no município, fortalecendo a educação e buscando novas práticas para melhorar o aprendizado das crianças. Neste sentido vem sendo trabalhado com as crianças do 1º ano da rede municipal a aprendizagem através do “Método das Boquinhas”. A aplicação deste tipo de ensino acontece em parceria entre a prefeitura e a Arauco, que vem patrocinando o projeto.
O Método das Boquinhas é uma ferramenta que viabiliza e favorece a alfabetização a partir da conscientização fonoarticulatória da criança. Com esse conhecimento atinge-se de maneira rápida e eficaz a conversão fonema/grafema, viabilizando a compreensão e utilização do sistema de escrita alfabética da Língua Portuguesa. Tornando assim um método oralista, fônico e articulatório de alfabetização, que além de viabilizar a aquisição da leitura e escrita pela fala, fortalece a correta articulação, propiciando uma mediação pedagógica e preventiva das alterações fonológicas de fala e processamento auditivo, reforçado nas orientações de atuação da Fonoaudiologia na Educação
Conforme explica a professora da Escola Municipal Marciano de Carvalho, Maria Agorete Mendes, a metodologia é utilizada há anos no município. “Esse método faz a diferença na alfabetização”, afirma. As crianças aprendem o som e conhecem as letras. “A gente começa com as vogais e depois partimos para as consoantes. Depois de tudo isso, antes de chegar no fim do alfabeto, a maioria dos estudantes já estão alfabetizados”, explica a professora Maria. O trabalho é desenvolvido diariamente, de forma repetitiva. “Mostramos para eles a letra, o som, e com isso elas vão aprendendo”, explica. No mês de junho, com a aplicação da metodologia, as crianças já estão lendo, segundo a professora.
O ensino não ocorre na ordem exata do alfabeto. Primeiro são trabalhadas as vogais, depois com a letra L, por aproximadamente 15 dias. “Quando trabalhamos com uma letra, por exemplo o L, mostramos o vídeo das boquinhas. Depois disso, passamos o som da letra P, letras que tenham confronto, por exemplo P e D. Neste processo, temos crianças que em vez de escreverem bota escrevem pota”, explica Maria. No trabalho do método fônico, um espelho é utilizado, onde a criança pode observar, falar, pronunciar a letra para que veja como fica a boca na hora que ela fala o som da letra.
A secretária de Educação, Clarice Fragoso, ressalta que o método adotado há anos, de Renata Jardini, vem trazendo um ótimo resultado na alfabetização. “Nesse ano de 2022, em parceria com a Arauco, os professores municipais passaram por uma reciclagem do método em quatro etapas, sendo Alfabetização, Educação Infantil, Mapa de Ideias e Estratégias de Boquinhas para o avanço nas fases da escrita”, acrescenta. A secretária afirma que Piên tem excelentes alfabetizadoras e que o trabalho é acompanhado de perto pela Secretaria de Educação, que promove atividades diagnósticas, periódicas, que embasam o plano de trabalho de cada escola.
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