A última segunda-feira (23) foi muito especial para os estudantes das escolas estaduais do Paraná. Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Secretaria de Estado as Educação e do Esporte promoveu o plantio de árvores nas instituições de ensino paranaenses, a fim de conscientizar as novas gerações sobre a importância da preservação ambiental.
A ação se trata do marco inicial do Programa Paraná Mais Verde, encabeçado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turísmo em parceria com as demais pastas do Estado. A iniciativa tem como objetivo a implantação de viveiros municipais e hortas comunitárias, o plantio de árvores nativas e a rearborização urbana.
Foram distribuídas quase 500 mil mudas aos alunos de 2,1 mil escolas estaduais e 400 escolas especiais. Às 14h, num ato simbólico, foram plantadas algumas mudas em cada instituição de ensino – ou em local definido pela direção das escolas. Em relação as demais mudas, os alunos ficaram livres para leva-las para casa e plantarem onde desejarem.
Em Piên, o Secretario de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Gravi Gonçalves juntamente com a técnica em Meio Ambiente Cristiane Abuda, acompanhou pela manhã o plantio de 4 mudas de árvores na localidade de Ponte Alta, na Academia ao Ar Livre, realizado pelos alunos do 2º Ano do Ensino Médio do colégio Alfredo Greipel Junior, acompanhados da Professora Cleudane Andrade. Já no período da tarde o Secretário esteve no colégio Frederico Guilherme Giese, onde os alunos do 6º ano realizaram o plantio de 20 mudas de espécies nativas no pátio do Colégio, acompanhados da Professora Marina Pscheidt.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Piên também recebeu algumas mudas as quais foram plantadas pelos alunos envolta da escola.
“Com certeza o Programa Paraná Mais Verde é mais um grande projeto do governo do Estado, pois além de ajudar a arborizar a cidade, também chama a atenção para a importância da preservação das árvores, as quais têm uma enorme importância para manter o equilíbrio do nosso ecossistema. Quero aqui também parabenizar os professores que têm esse importante papel de conscientizar os alunos, formando cidadãos preocupados com nosso meio ambiente”. Comentou o Secretário.
As plantas são oriundas de viveiros do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e foram entregues pelo Estado às escolas na última sexta-feira, dia 20 de setembro.
Comments