Após o anúncio de fim de aulas remotas no município, muitos pais entraram em contato com a secretaria de Educação manifestando preocupação quanto ao retorno das creches, ou seja, o atendimento para crianças de 0 a 3 anos. Diante disso nesta quinta-feira, dia 16, o prefeito Maicon Grosskopf e a secretária de Educação Clarice Fragoso reuniram o comitê de retorno às aulas para tratar sobre a volta do atendimento para estas crianças.
A reunião aconteceu na secretaria de Educação e contou com a presença de diretores de escola e da equipe da Vigilância Sanitária, que trouxe dados importantes sobre a covid no município. Segundo à técnica da Vigilância Sanitária do município, Luceli Fuerst, o departamento vem monitorando os casos desde o início da pandemia. E em relação ao retorno das aulas não é diferente, a partir de maio quando as crianças voltaram a frequentar as escolas, é feito um monitoramento constante. “Desde então não tivemos nenhum caso de aumento devido ao retorno destas crianças nas escolas. Mantemos o rastreamento dos casos e nenhum deles tem origem nas escolas”, disse ela.
Após diversas argumentações ficou definido que a partir do dia 04 de outubro, as crianças poderão retornar para as creches, porém apenas em meio período. “Crianças que ficam na creche o período inteiro nesse momento poderão ficar apenas um período”, frisou a secretária de Educação Clarice Fragoso. Os pais podem ficar tranquilos que serão comunicados de todas as decisões que envolvem o retorno das crianças.
Mudanças também irão acontecer no ensino fundamental. A partir desta mesma data, dia 04 de outubro, as crianças retornarão para as escolas de forma normal. Ou seja, o sistema híbrido, onde uma semana a criança estuda na escola e a outra em casa, será desativado, e os alunos passarão a frequentar a escola todos os dias. “Estamos avaliando os números da pandemia e o desempenho dos alunos. Com a nova resolução de distanciamento de apenas um metro conseguimos receber com segurança todas as crianças e retomar o ensino presencial, que é tão importante para o aprendizado dos nossos alunos. Essa decisão está atrelada a nova resolução da SESA que deve sair em alguns dias alterando o protocolo do transporte escolar, que hoje é o maior limitador do retorno. E nenhuma decisão é permanente, o cenário da pandemia será sempre revisto embasando as decisões”, frisou a secretária.
Para o prefeito Maicon Grosskopf é de suma importância ampliar o debate com a secretaria de Educação, Saúde e o núcleo de volta às aulas. “Temos que analisar o cenário, dialogar e procurar a melhor forma de atender as nossas necessidades. Queremos e precisamos que as crianças voltem para as escolas, mas temos que fazer de forma gradativa pensando sempre tanto no aprendizado como na segurança destas crianças”, comentou o prefeito.
Comments