top of page
Foto do escritorjornalrotasul

CRAS de Piên desenvolve atividades com famílias cadastradas

Profissionais realizam oficinas que fortalecem os vínculos familiares e comunitários das famílias.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade responsável pela oferta de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nas áreas de vulnerabilidade e risco social. É a principal porta de entrada para os serviços do SUAS, possibilitando o acesso a um grande número de famílias aos serviços de proteção social e de assistência social.

O CRAS diferencia-se das demais unidades de assistência social pois desempenha as funções de gestão da proteção básica no seu território e oferta o Programa de Atenção Integral à Família – PAIF. É função do CRAS junto com sua equipe articular a rede socioassistencial de proteção social básica referente ao CRAS e promover a articulação intersetorial. Todas realizadas no território de abrangência do CRAS.

Algo que vem se destacando no CRAS de Piên é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que realiza ações planejadas e com a finalidade de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, complementando o trabalho que é realizado pelo PAIF, por meio de intervenções sociais, criando situações desafiadoras e estimulantes, orientando os usuários na reconstrução de suas histórias.

Os atendimentos são realizados em grupos e organizados com um calendário no qual participam 20 famílias cadastradas nos serviços, tendo como técnica de referência a Psicóloga Tatiane Andreza Katzer e a oficineira Adriana Bueno Franco, a qual trabalha diversas atividades com os participantes.

Este serviço realizado no CRAS integra o nível de proteção social básica do SUAS (Lei nº 12.435/2011), totalizando 309 usuários atendidos.



Comments


bottom of page