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Foto do escritorjornalrotasul

Concessões é a melhor solução para utilização de espaços públicos que estavam abandonados

Desde o início da gestão a prefeitura de Piên vem buscando alternativas para resolver problemas crônicos no município e realizar serviços e ações para bem atender a população. Um desses problemas crônicos eram os imóveis e espaços públicos até então abandonados que além de estarem se deteriorando pela falta de uso também sofriam com vandalismos.

Para resolver este problema a prefeitura abriu edital de concessão de alguns espaços, entre eles lanchonetes e o parque de eventos, para buscar empresas que administrem os imóveis. Estes editais foram publicados conforme determina a legislação e ficaram disponíveis por 30 dias até que fosse feita a concorrência para administrar estes bens. Um dos exemplos é a lanchonete da Praça da Paz, onde hoje está instalada a Ralph's Casa da Esfiha. Além de pagar um valor mensal pela concessão a empresa que explora o local é responsável pela limpeza e conservação tanto do espaço como dos banheiros públicos que estão à disposição da população.

Outro local que passou pela concessão foi o Parque de Eventos. Porém vale lembrar que antes de iniciar o processo de concessão a prefeitura reuniu todas as entidades beneficentes que utilizavam do espaço e propôs a criação de um comitê entre estas entidades para que eles pudessem administrar e manter o local. Estas entidades solicitaram então um prazo de 30 dias para avaliar a proposta e findado o prazo retornaram com a negativa de interesse em administrar este imóvel.

Sendo assim foi iniciado o processo para a concessão do local seguindo todos os trâmites conforme a legislação vigente, incluindo a publicação e o prazo de 30 dias para que mais empresas viessem disputar. Após este prazo apenas uma empresa manifestou interesse em administrar o espaço, apresentando toda a documentação e exigências estabelecidas. “Se mais empresas tivessem manifestado interesse o valor seria maior pois haveria a concorrência entre elas”, disse o secretário de Administração Claudemir de Andrade. Vale destacar que além do pagamento mensal pelo espaço a empresa ainda é obrigada a destinar 10% do valor arrecadado em eventos bem como manter a limpeza a manutenção do parque.

Nesta concessão diversas regras foram impostas para que a empresa tenha capacidade de administrar e servir a população. Entre estas exigências destaca-se o histórico na realização de eventos e principalmente a disponibilidade de equipamentos como enxoval completo de pratos, talheres e demais utensílios bem como mesas e cadeiras. “Somente para equipar e poder atender ao edital a empresa fez um investimento de cerca de R$ 200 mil”, conta o vencedor da licitação Claiton Rudnick.

Mesmo com estes investimentos feitos de forma particular o espaço continua disponível gratuitamente para entidades beneficentes. E a agenda já está praticamente fechada com eventos beneficentes onde as entidades podem utilizar toda a estrutura do pavilhão, como mesas, cadeiras, utensílios, cozinha, tudo sem pagar um centavo. “Temos agendado para os próximos dias 6 eventos de entidades beneficentes como a Apae, que irão vir realizar seu evento aqui no pavilhão e não terão custo algum”, falou Claiton.

É importante lembrar que estes espaços continuam sendo públicos e podem ser utilizados gratuitamente pelas entidades filantrópicas do município. “A única mudança é que os locais que antes eram abandonados e utilizados como pontos de droga agora passam a ser bem conservados e utilizados com segurança pelas famílias de Piên”, finalizou Claudemir. Abaixo a tabela com os eventos gratuitos que serão utilizados pelas entidades do município nos próximos meses.


Confira a agenda de eventos

8 e 9 de Abril – Bazar de Roupas da Apae

30 de Abril – Jantar das Mulheres

07 de Maio – Evento da Creche do Avencal

11 de Maio – Evento do CRAS

18 de Junho – Sopa das Estrelas – 7 entidades beneficiadas

25 de Junho - Evento da Creche do Avencal


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