top of page
Foto do escritorjornalrotasul

Biblioteca de Piên expõe mais de 40 obras de Antônio Ziothovski

A mostra, que começou ontem (05) e segue até sexta-feira (09), faz parte da programação dos 57 anos do Município

Quem passar pela Biblioteca Pública Municipal de Piên nesta semana terá uma experiência diferenciada, ao visualizar a exposição artística expressionista do artista radicado pienense Antônio Ziothovski. São mais de 40 obras expostas, entre desenhos, pinturas e esculturas. O evento começou ontem (05) e faz parte da programação cultural dos 57 anos de emancipação do município de Piên.

Antônio Ziothovski nasceu em Palmeira/PR, em 1949. Autodidata, o artista começou a fazer desenhos e pinturas com 28 anos de idade, tendo, hoje, 36 obras premiadas, em nível estadual e nacional, e cerca de 600 quadros pintados ou desenhados. No início, teve suas obras conhecidas como primitivistas. Hoje, enquadra-se no movimento expressionista, de acordo com críticos de arte.

O artista morou em Guarapuava e em Curitiba, até mudar-se, em 1994, para um sítio na localidade de Mosquito, em Piên. No local, vive da agricultura e pratica seu maior hobby: a arte. “Eu adoro morar em Piên. Morei 30 anos em Curitiba, mas meu sonho sempre foi morar no interior. Não sei dizer para alguém que não sou pienense. Eu faço questão de falar, nos concursos que participo, que eu moro aqui. Por isso, estou apoiando a programação de aniversário do Município, que é um lugar que eu adoro”, comenta.

Ziothovski participa de diversos concursos, levando o nome de Piên para diversas cidades do Paraná e outros estados. “Tenho vários prêmios, inclusive em fotografia, pois também gosto de fotografar. Em um dos concursos que participei, concorri com outros 1,3 mil artistas e fiquei entre os cinco escolhidos. É muito gratificante”, ressalta o artista.

Ele explica que sua principal inspiração vem de dentro de si mesmo. “O que me inspira é algo que vem de dentro de mim, da minha cabeça. Às vezes, passo em algum local, vejo alguma coisa, e já transformo isso em uma pintura, em um desenho. Minha cabeça já começa a trabalhar um desenho. Eu gosto de fazer desenhos e pinturas figurativas. Por exemplo, eu transformo um animal ou uma pessoa em uma figura diferenciada do normal”, frisa Ziothovski.

Ontem, durante a abertura da exposição, diversos alunos pienenses passaram pela Biblioteca, assim como o próprio artista, que recebeu uma lembrança da secretária de Esporte, Cultura e Lazer de Piên, Roseli Mielke. A mostra fica aberta para toda a comunidade até sexta-feira (09), das 8 às 12 e das 13 às 17 horas, na Biblioteca Pública Municipal, na Rua Fortaleza, número 512, no Centro.

-- 

Pâmela Ritzmann de Lima

Assessora de Imprensa da Prefeitura de Piên

(41) 3632-1136 | (41) 99918-2410


Comments


bottom of page