top of page
Foto do escritorjornalrotasul

BATE PAPO COM MÃES DE CRIANÇAS COM AUTISMO

Autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno do desenvolvimento que prejudica a comunicação e interação social, incluindo comportamentos restritivos e repetitivos.

O conhecimento desse tema é fundamental para que as pessoas entendam o autismo, o que pode reduzir mal-entendidos e preconceitos sobre esse diagnóstico. A aquisição de informações pode ajudar pais, professores e familiares de crianças com TEA a entender melhor as características da doença e como lidar com ela.

É importante perceber que esses comportamentos não são intencionais, mas podem ser tratados com terapias específicas. A evolução de muitas crianças com autismo pode ser surpreendente, mas isso depende de muitos fatores, incluindo o diagnóstico precoce, especialmente antes dos três anos de idade.

Diante disso, o munícipio de Mandirituba assegura recursos e atendimentos específicos às pessoas com TEA, de acordo com as leis municipais nº1000/2018 e 1087/2020.

Atualmente na rede municipal de educação há cerca de 22 alunos dentro do espectro, com idade entre 2 e 12 anos e outros casos em investigação.

Portanto através da parceria entre as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, foi realizado um bate papo com algumas mães de crianças com (TEA) do município, com objetivo de abordar as demandas das mães e entender sobre dificuldades enfrentadas, para que desta forma o município possa buscar melhorias e garantir a continuidade de um bom atendimento aos autistas.

Vale ressaltar que na ocasião foi apresentado alguns projetos que a atual gestão já tem em mãos, com intenção de viabilizar essa assistência.

“O assunto é muito peculiar e sabemos que demanda de cuidados específicos na saúde, na educação, na assistência social. Com certeza juntos, vamos evoluir muito nesse sentido”. Ressalta o Prefeito Luis Antonio Biscaia.


Comments


bottom of page