top of page
Foto do escritorjornalrotasul

Auto de Natal Brasileiro inicia a programação nas regionais

Natal já começou nas dez regionais municipais de Curitiba. Na tarde desta sexta-feira (23/11), a regional CIC recebeu a apresentação do Auto de Natal Brasileiro, organizado por alunos do projeto Nosso Canto, da Fundação Cultural de Curitiba. Com representações teatrais e repertório musical tradicional natalino, além de alguns toques brasileiros, a performance celebrou o nascimento de Jesus e abriu a série de apresentações descentralizadas do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais nos mais diversos bairros da cidade.

O evento foi realizado no Centro de Iniciação ao Esporte Parque Olímpico do CIC, entregue no mesmo dia pelo prefeito Rafael Greca. Assistiram também às apresentações o ministro do Esporte, Leandro Cruz, o vice-prefeito e secretário municipal de Obras, Eduardo Pimentel, entre outras autoridades locais.

A apresentação do Auto de Natal Brasileiro integra a programação da segunda edição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, a temporada natalina da capital paranaense. Serão mais de 70 atrações por toda a cidade, entre os autos, corais, exposições de presépios, paradas, concertos e feiras temáticas promovidos pela Prefeitura, patrocinadores e empresas privadas.

Homenagens à brasilidade

Com direção artística de Eli Sliprandi, o Auto de Natal Brasileiro é resultado de uma pesquisa feita com canções tradicionais de diversas regiões do país. “A gente sempre busca trazer novidades e um repertório bem mais interessante”, conta Eli. Ele afirma que, além de toda ficha técnica, as apresentações do auto levam ao público curitibano músicas de outras partes do Brasil.

No programa estão algumas manifestações de reis, músicas do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, além de percussões baianas. Eli se considera um apreciador da cultura brasileira e sempre destaca as tradições culturais em suas apresentações. “É uma oportunidade de trazer para a comunidade que a gente trabalha um outro tipo de informação”, comenta o diretor artístico.

No ano passado, o Auto de Natal tinha uma temática especial com homenagem a Villa-Lobos e aos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida. Para a edição deste ano, Eli comenta que o foco é homenagear grandes vozes da época de ouro do rádio. “A gente faz de início na abertura uma Ave-Maria que é do tempo das rainhas do rádio, gravada por vozes como a de Dalva de Oliveira e Ângela Maria”, explica. O manto usado pela Maria no Auto foi costurado com rendas das rendeiras do Ceará, garatindo um toque especial à apresentação.

O auto foi apresentado por um grupo de alunas do Projeto Nosso Canto na Regional Boqueirão. Entre os artistas está Daniela Livramento, uma das mais antigas no grupo.

Daniela começou no Projeto Nosso Canto em 2001, quando inciou suas aulas de técnica vocal e ficou encantada com o trabalho. “Eu não conhecia a música erudita e quando entre no projeto me deparei com um mundo encantador que era desconhecido para mim”, relata.

Esse é o segundo ano da profissional de música participando do Auto de Natal e para ela o trabalho é extremamente gratificante. “A gente faz uma entrega total a toda parte musical, com vários ensaios, com figurino e cenário. Fazemos tudo sempre juntos, como um mutirãozinho, e é bem legal”.

Outra pessoa que também se encantou pela música a partir do projeto é o estudante do ensino médio, Victor Américo da Silva. O garoto foi descoberto quando acompanhava a mãe, que ia cantar no coral de uma Igreja. Ao chegar lá, o maestro descobriu o garoto e o convidou para participar. Ele toca um instrumento chamado escaleta, que é como se fosse um piano de sopro. Como Victor já sabe tocar piano, usar o instrumento não foi difícil. “Imagina uma flauta, ela tem seu espaço onde o ar vai circular. Mesma coisa aqui dentro, mas as teclas vão condicionar qual furo vai sair o ar”, explica o garoto.

No projeto há cinco anos, ele se sente confortável já com as apresentações. “Eu fico ansioso, mas estou bem seguro, já estou familiarizado com tudo”, diz.

O projeto

O Projeto Nosso Canto surgiu em 1998 na regional Boqueirão. Foi expandido para todas as regionais e se tornou uma referência cultural. Para a apresentação na CIC, os próprios integrantes do projeto organizaram as melodias, fizeram os arranjos, além de confeccionar figurinos e cenários.

Confira as próximas apresentações nas regionais:

Boa Vista – 13/12 15h – Auto de Natal Brasileiro, Banda Lyra, apresentações do Coral Cantar Curitiba do CEI Ano 300 e Ônibus da Cultura com Teatro de Natal: Sonho de Luz, teatro de sombras da Cia Karagoz Local: Rua da Cidadania Boa Vista (Avenida Paraná, 3.600, Boa Vista)

Bairro Novo – 14/12 20h – Cantata de Natal - Coro com 700 Vozes. Regência de Maestrina Esmeralda Rovani, direção musical e arranjos de Sérgio Justen e direção do Projeto MusicaR de Angela Sasse, Guilherme Romanelli e Cris Alexandre. Abertura do evento com a Banda Lyra. Local: Rua da Cidadania do Bairro Novo  (Rua Tijucas do Sul, 1.700, Sítio Cercado)

Boqueirão – 06/12 Auto de Natal Brasileiro, Banda Lyra, Banda Musical do Caximba e apresentação do coral da Escola Municipal Leonor Castellano Local: Rua da Cidadania do Boqueirão (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430, Boqueirão)

Cajuru – 04/12 15h – Auto de Natal Brasileiro, Banda Lyra e apresentação dos corais das escola municipais Ayrton Senna, Issa Nacli, Irati e Maria Marli 20h - Ônibus da Cultura com o espetáculo de Natal: Sonho de luz, teatro de sombras com a Cia Karagoz e apresentação das crianças do Projeto MusicaR das Regionais Cajuru e Boqueirão Local: Local: Rua da Cidadania do Cajuru (Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150, Cajuru)

Portão/Fazendinha – 07/12 15h – Natal na Rua da Cidadania do Portão/ Fazendinha. Auto de Natal Brasileiro, Banda Lyra e coral da Escola Municipal Adriano Rubine Local: Local: Rua da Cidadania Portão/Fazendinha (Rua Carlos Klemtz, 1.700, Fazendinha)

Matriz – 28/11 15h – Auto de Natal Brasileiro, Banda Lyra e coral da Escola Municipal Batel Local: Rua da Cidadania Matriz (Praça Rui Barbosa, 101, Centro)

Pinheirinho – 05/12 15h – Auto de Natal Brasileiro, Banda Lyra  e grande coral das Escolas Municipais Jurandyr Baggio Mockell, Dr. Osvaldo Cruz, Madre Maria dos Anjos, Arapongas, CEI Nair de Macedo, CEI do Expedicionário e Escola Municipal de Educação Especial Tomaz Edison Local: Rua da Cidadania Pinheirinho (Avenida Winston Churchill, 2033, Pinheirinho)

Tatuquara – 12/12

15h – Auto de Natal Brasileiro, Banda Lyra e Corais 20h - Ônibus da Cultura com o espetáculo de Natal: Sonho de luz, teatro de sombras da Cia Karagoz e apresentação das crianças do Projeto MusicaR das Regionais Tatuquara, Pinheirinho e Bairro Novo Local: Rua da Cidadania Tatuquara (Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n, Tatuquara)  

Toda programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais pode ser conferida no site: http://natal.curitiba.pr.gov.br


Comments


bottom of page